sexta-feira, 14 de março de 2014

That´s The Way It Is (1970) - O filme!



A primeira lembrança que tenho com relação a esse filme é a primeira vez que vi a capa do VHS na vídeo locadora que eu era sócio e que ficava perto de casa. A foto não foi extraída do filme de 1970,mas o título “Elvis É Assim”, fez o meu amigo ao meu lado pertguntar “ É um filme ou documentário?”, e eu prontamente respondi com toda minha sabedoria: “E eu lá sei?”. 



Eu que conhecia Elvis apenas pelos discos, jamais poderia imaginar cenas como essas vistas nesse filme. Não se trata de um filme do seu período de 9 anos em Hollywood. Elvis brinca, ensaia, ri, bagunça o coreto, tenso em uma noite de estréia de temporada, ao mesmo tempo dando tudo de si, se entregando de corpo e alma, profissionalismo, originalidade e desenvoltura no palco em canções como “Polk Salad Annie”, “Bridge Over Troubled Water”, I Just Can´t Help Belevin” (letra no banquinho, sim! Muito antes de teleprompter de artista preguiçoso.

O filme é um importante filme/documentário que se divide entre ensaios na MGM, no próprio hotel, depoimentos de fãs, reunião de fãs clubes, com banda tocando músicas do Elvis, fãs chegando dos quatro cantos do mundo, depoimento de funcionários da gravadora, do International Hotel, o show, a recepção do público, etc. 



É o filme preferido de muitos fãs. “That´s The Way It Is” mostra Elvis em sua melhor forma, porém não tudo. Algumas sobras desse filme originaram um segundo home vídeo “The Lost Performances” com outtakes do TTWII e On Tour de 72 e uma edição especial em 2001 do TTWII. (em breve faremos uma postagem para esses três títulos). Mas como fã de Elvis sofre, ainda não é tudo. No mercado informal já apareceram “Patch It Up DVD”, (esse estava no you tube até pouco tempo atrás, TTWII Complete Works (10 dvds) isso em vídeo, porque em áudio a quantidade de material pra esse filme é imensa e assustadora.

O disco vamos comentar em outra postagem também.
Esse filme é recomendadíssimo e obrigatório para todo fã de Elvis. Eu usaria esse filme para apresentar Elvis a uma pessoa que ainda não conhece sua obra.
Da minha parte eu asssisti repetidas vezes na casa da minha avó, que tios meus as vezes perguntavam: Mas esse filme de novo? No meu interior eu pensava: Por isso que você é uma bosta de pessoa vazia, sem sal e quando nasceu os anjos devem ter chorado de desgosto. Sim, o sarcasmo ácido já dava os primeiros sinais.

O filme não tem história, não tem roteiro. Provavelmente devem ter chegado para Elvis e dito: “Seja você mesmo!”. Elvis dá destaque a sua banda, a TCB Band, Sweet Inspirations e The Imperials.

TÍTULO ORIGINAL Elvis, That’s The Way It Is
GÊNERO Musical
TEMPO DE DURAÇÃO 107 minutos
DATA DE LANÇAMENTO [EUA] Dezembro 1970
ORIGINAL Colorido
ESTÚDIO Metro-Goldwyn-Mayer
DIREÇÃO Denis Sanders
PRODUÇÃO Herbert F Solow






6 comentários:

  1. Muito bom, Baratta!!!

    Esse filme é excelente, tanto pra quem não conhece o Elvis, como para fãs de longa data...

    Parabéns, pelo texto!!!

    Abraço,
    Thiago.

    ResponderExcluir
  2. Grande Thiago, que prazer sua visita e comentário mano!
    Realmente, é o que eu sempre digo, impossível não se tornar fã de Elvis depois desse filme.
    Abraço mano.

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso post Baratta!
    Esse filme é sensacional, eu adoro!
    Um beijão no ♥

    ResponderExcluir
  4. “Elvis É Assim” foi o primeiro filme do Elvis que vi, exatamente na semana da sua morte, creio que na sexta feira, dia 19, a Globo o exibiu na sessão da tarde. Foi encantamento a primeira vista. Sua magia, seu visual, sua maneira de cantar e dançar, sua voz magnífica me arrebataram, exatamente como vêm arrebatando legiões de admiradores pelo mundo inteiro ao longo destes 41 anos. E será sempre assim, porque Elvis é imortal. Quem o conhece, se encanta. Um abraço, amigo Baratta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Jorge, o "Elvis É Assim" é um filme fantástico. Incansáveis vezes que assisti e assisto até os dias de hoje, posso dizer que é um filme que não me canso.
      Abraço do Baratta!

      Excluir